Temperatura de Cor

Vamos entender a diferença entre luz quente e luz fria e qual unidade de medida é utilizada para medi-la.

Diferente do que muitos pensam, não quer dizer que a lâmpada está realmente quente ou fria. Quando usamos este termo, estamos indicando a cor da emissão de luz da lâmpada.

Utiliza-se a denominação em temperatura de cor, que é medida em Kelvin e representada pela letra K para indicar a faixa de temperatura desde a luz quente até a luz fria, portanto, quanto mais próxima de 2000K, mais quente é a cor. E quanto mais próxima de 6500K, mais fria ela é.

Para chegar a esta unidade de medida (Kelvin), foi feito um experimento onde um metal foi aquecido e comparado a iluminação de uma lâmpada. Exemplo: O metal foi aquecido a uma temperatura de 2000K e o tom alaranjado, foi comparado ao tom de uma lâmpada quente. Aqueceram mais e quando chegou a 3500K, chegaram a uma temperatura mais amarelada, ainda mais quente e chegou a 5000K, com o tom em branco. Acima de 6500K a cor ficou azul, que é a temperatura de cor que você encontra em faróis de xênon, por exemplo.

 

Agora que você já sabe como é medida, qual é a mais indicada para cada tipo de ambiente? Vamos explicar qual o melhor tipo de aplicação e o porquê. Lembrando que são apenas indicações, já que muitas vezes o gosto, a estética e a aparência são levadas em conta.

A luz quente, próximo aos 3000K, é geralmente associada as antigas lâmpadas incandescentes, pelo seu tom amarelado. O tom amarelo traz maior sensação de conforto e relaxamento, por isso é indicada para quartos, salas de jantar, restaurantes, lojas de roupas, hotéis entre outros. Comece a reparar, e veja que estes estabelecimentos geralmente possuem esse tipo de iluminação.

Já a luz fria, acima de 5000K, é indicada para locais que precisam de mais atenção, dinâmica e pró-atividade, por isso, são usadas em escritórios, fábricas, cozinhas, lavanderias e fast foods, onde você pode encontrar com maior facilidade.

 

Não importa a cor que você escolha, o valor de compra e o consumo de energia são os mesmos. Basta escolher a que mais agrada você e se adequa a sua necessidade.

 

Veja o vídeo explicativo:

Você pode gostar