Dicas essenciais para o dia a dia
A iluminação está presente em nossas vidas há muito tempo. Mas isso não quer dizer que estamos livres de cometer erros na hora da instalação. Quer saber quais são os maiores erros?
1 – Tensão da rede:
Se você ligar uma lâmpada de 220V em uma rede 110V, ocasionará no mal funcionamento e poderá causar danos irreversíveis ao produto. Já se ligar de maneira inversa, o produto irá queimar na hora. Existem diversas opções de lâmpadas e luminárias no formato BIVOLT. Que podem ser utilizadas nas duas tensões, mas é bom sempre consultar essas informações para não correr o risco de comprar errado e ainda perder a garantia.
2 – Iluminação de áreas externas:
Um erro muito comum é instalar luminárias sem índice de proteção em locais expostos. Quando queremos iluminar jardins ou quintais, é imprescindível se atentar ao índice de proteção do produto, o chamado IP. Instalar uma luminária IP20, por exemplo, na área externa de sua casa ou negócio, comprometerá sua vida útil, já que não foi desenvolvida para esta finalidade, portanto, sempre procure por luminárias que possuam índice acima de IP45.
3 – Escolha das lâmpadas:
Quando compramos lâmpadas para nossos lustres e pendentes, precisamos nos atentar a abertura de facho, ou seja, o ângulo que a luz irá iluminar. Lâmpadas focais como uma PAR ou Dicroica, possuem ângulo em torno de 40º e não devem ser utilizadas na iluminação geral do ambiente. Da mesma forma, não instale lâmpadas do tipo Bulbo para iluminação focal. Estas possuem o ângulo de iluminação em torno de 200º e não ficariam bem na bancada do banheiro ou para destacar um objeto, por exemplo.
4 – Pendente ideal:
Ao escolher qual pendente instalar em seu ambiente, é interessante pensar no acabamento e o tamanho ideal. Por exemplo, instalar um grande pendente em uma mesa compacta não ficará nada bom, bem como um pendente compacto instalado em uma grande mesa de jantar comprometerá totalmente a decoração e a iluminação do ambiente.
5 – Excesso de produtos:
É importante equilibrar os espaços com a quantidade correta de produtos. Por exemplo, colocar 4 grandes painéis de LED em uma cozinha compacta poderá causar uma má impressão e até mesmo ofuscamento, fora o gasto desnecessário de energia elétrica. O ideal na iluminação de ambientes menores é a utilização de 1 ou 2 luminárias. Procure por produtos compactos e que harmonizem com o espaço.
Ufa, quantas dicas não é mesmo? Espero que elas te ajudem a deixar seu ambiente super lindo e aconchegante!