Iluminação na Fotografia

Picture of Por Avant

Por Avant

         Você já percebeu como ambientes mais instagramáveis possuem iluminações bem diferentes do comum? Na hora de tirar uma foto, selfie ou até mesmo gravar um vídeo, é sempre muito importante estar atento a iluminação do espaço, pois ela pode definir o resultado e a qualidade final da imagem.
         Muitos estabelecimentos como restaurantes por exemplo, já estão atentos a esses detalhes e buscam unir espaços que sejam confortáveis, mas que também sejam funcionais para fotografias. Pensar nisso pode ser um ótimo jeito de trazer originalidade e autenticidade para espaços comerciais. Confira abaixo algumas dicas e sugestões para a iluminação do seu ambiente voltados para conceitos fotográficos.

Posicionamento de luz e efeitos práticos

          Existem centenas de possibilidades quando falamos sobre posicionamento de luz, pois elas podem variar de ambiente para ambiente e de proposta para proposta. A diferenciação entre luz natural e luz artificial, luz frontal e contraluz, luz zenital e luz negativa, são algumas dessas muitas possibilidades que garantem resultados e efeitos práticos inovadores para a fotografia.
            Assim como o nome sugere, as luzes naturais são provenientes de fontes naturais de iluminação, como o sol e o brilho da lua por exemplo. Para fotografias essa iluminação não é moldável e exige um cuidado com a intensidade luminosa. Já as luzes artificiais são todas aquelas vindas de equipamentos como lâmpadas e lanternas. Nesse caso é possível controlar a posição da luz e até mesmo a intensidade de iluminação.
window-shadow-bedroom-wall-1
         A luz frontal ilumina o objeto pela frente, reduzindo as possibilidades de sombras e deixando a imagem mais saturada. Já a contraluz é o oposto, a iluminação nesse caso é feita por trás do que se deseja fotografar e nesse caso o grande foco é fazer um recorte da imagem, evidenciando todo o contorno e silhueta.
          A luz zenital diz respeito àquela iluminação que vem de cima, podendo ser natural ou artificial. Geralmente essa iluminação é mais agradável e uniforme. Ao contrário da luz zenital, a luz negativa é posicionada de baixo para cima para trazer um aspecto mais dramático, criando muitos efeitos de sombra.

Tipos de luz

       Existem três tipos básicos de luz: a luz direta, a luz indireta e a luz difusa. Cada uma delas possui suas particularidades e importância para o ambiente e para a fotografia. Saber como cada uma delas funciona é essencial para a qualidade da foto.
       A luz direta direciona o foco de luz exatamente para o que se deseja iluminar. O fluxo luminoso nesse caso é voltado especificamente para destacar o espaço, podendo ser utilizada para chamar a atenção de objetos decorativos por exemplo. Para essas iluminações são muito usadas lâmpadas com facho direcionado.  
       Já a luz indireta tem a função de iluminar de maneira uniforme, sem a necessidade de direcionar seu foco de luz de forma direta. Esse tipo de iluminação é mais intimista e confortável visualmente, podendo ser combinado com luz direta para criar efeitos de iluminação.
       Por último, mas não menos importante, a luz difusa é a mais versátil de todas por trazer lâmpadas decorativas que também levam em conta o fluxo luminoso. A luz difusa possui uma espécie de filtro chamado de difusor, que costuma reter 20% da luz, gerando menos sombras ao ambiente e criando uma sensação de conforto. As lâmpadas Avant Retrô Black, são perfeitas para quem busca esse tipo de iluminação, pois criam efeitos interessantes, devido ao seu acabamento fumê.

Lâmpadas Retrô Black
           Para a fotografia não existe um padrão de iluminação, tudo vai depender da proposta da foto e da criatividade de cada um. Pensar em todos esses detalhes pode garantir resultados fantásticos e inovadores. 

Gostou das dicas? Então não deixe de acompanhar a Avant em todas as redes sociais para estar por dentro de todos os nossos conteúdos!

Confira também

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial