A iluminação é um elemento importante na hora de definir a temperatura ambiente de uma área. Isso ocorre devido à quantidade de luz e seu comportamento. Por isso, conhecer as diferenças entre os conceitos abaixo é importante para se fazer a escolha correta de produtos.
Entenda agora como funciona cada e escolha o item que atenda às suas necessidades e não apenas os olhos.
Planejamento luminotécnico
A iluminação é muito influenciada pelo tipo de atividade que se irá realizar no ambiente, e é a partir dela que será definida a quantidade de luz adequada que o ambiente precisa receber.
Cada espaço possui características próprias e uma boa iluminação tem a capacidade de deixar o local mais aconchegante, charmoso, sofisticado, moderno e até de alterar o humor das pessoas. Por isso é importante calcular a quantidade de luz e também a distribuição dos pontos, dos modelos de luminárias e da melhor forma de gerar economia de energia.
A norma NBR 5413 fornece diversas tabelas sobre a quantidade de iluminação ideal, e pode te auxiliar nesse processo:
Banheiro: 150lx
Cozinha: 150lx
Sala de Estudo: 500lx
Sala de Jantar: 500lx
Hall de Entrada: 100lx
Agora que você já tem essa informação, vamos entender mais sobre o assunto
O que é fluxo luminoso?
lúmen = lm
É um dos parâmetros mais importantes para o desenvolvimento de um projeto luminotécnico, pois indica a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa em todas as direções.
Aqui podemos ver alguns exemplos de lúmens | watts, para o modelo de lâmpadas de LED Avant:
> 270lm | 3W
> 450lm | 6-9W
> 800lm | 8-12W
> 1100lm | 13-15W
> 2600lm | 25-28W
O que é intensidade luminosa?
candela = cd
Refere-se à intensidade da luz projetada em uma determinada direção. Esta medida é importante para luminárias ou lâmpadas com facho de luz do tipo direcional e é diretamente influenciada pelo ângulo de abertura do facho da fonte luminosa. Quando comparadas duas fontes de luz de mesmo fluxo luminoso, quanto menor o ângulo de abertura, maior a intensidade luminosa.
O que é eficiência luminosa?
lumens por watt = lm/W
A eficiência luminosa é a relação entre a quantidade total de luz emitida por uma fonte luminosa e a potência consumida por ela, além de ser fundamental na escolha da melhor opção que trará menos consumo de energia elétrica em relação à quantidade de luz em cada ambiente.
Ainda não conseguiu visualizar a diferença entre fluxo, intensidade e eficiência luminosa da iluminação? Veja abaixo!
E aí, ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente
Não esqueça de seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades!