A Iluminação no Cinema

Picture of Por Avant

Por Avant

A iluminação é um elemento fundamental na criação de um filme, pois é responsável por criar uma atmosfera e clima de cada cena. Na matéria a seguir, você confere 5 cenas de filmes icônicos que utilizaram a iluminação a seu favor.

05. Ghost — Do Outro Lado da Vida (1990)

Se tem um filme que marcou gerações e soube fazer um ótimo trabalho com a iluminação, esse filme é “Ghost – Do Outro Lado da Vida”.

A luz foi usada no filme para criar uma atmosfera romântica e misteriosa, utilizando lâmpadas quentes que criam um ambiente confortável para quem assiste, mesmo teoricamente com a presença de um fantasma. 

Em uma das cenas mais lembradas pelo público, onde Molly, interpretada pela atriz Demi Moore, esculpe um vaso de cerâmica ao lado de Sam, interpretado pelo ator Patrick Swayze, os personagens principais são destacados por uma forte iluminação, realçando as emoções e criando contrastes entre as cenas.

04. Blade Runner - O Caçador de Androides (1982)

A iluminação em “Blade Runner” desempenha um papel crucial na criação da atmosfera distópica e futurista do filme. A combinação de iluminação e efeitos especiais contribui para a criação de cenas visualmente impressionantes.

Em uma das cenas mais relevantes, onde o personagem Roy Batty (Rutger Hauer), salva a vida do detetive Rick Deckard (Harrisson Ford), a carga dramática por conta da iluminação em tons de azul, aumenta ainda mais a sensação de melancolia. 

E “Blade Runner” não para por aí, fazendo uso de luzes neon, contrastes entre luz e sombra, e iluminação cênica, o filme estabelece uma estética visualmente impactante e reconhecível. 

03. O Diabo Veste Prada (2006)

Com muitas cenas em escritórios e ambientes de trabalho, o filme “O Diabo Veste Prada”, tem em grande parte de suas cenas, uma iluminação mais fria que combina muito com esses espaços e o estilo do filme. 

No entanto, o filme não se limita a luzes frias, a iluminação em “O Diabo Veste Prada” é caracterizada por uma atmosfera elegante e sofisticada, com o uso predominante de luzes suaves e difusas. Essa estética contribui para a sensação de um mundo glamouroso e requintado.

Em uma das cenas, a personagem Andrea Sachs (Anne Hathaway) precisa entrar na casa de Miranda Priestly (Meryl Streep) para deixar alguns arquivos. O design da casa chama atenção por acompanhar o estilo refinado de Miranda, com uso de lustres e pendentes que misturam o clássico com moderno.

02. O Poderoso Chefão (1972)

Em “O Poderoso Chefão” a iluminação contribuiu para a atmosfera tensa e sombria do mundo do crime organizado retratado no filme. A escolha da luz não foi o único destaque nesse caso, como também a utilização de luminárias pensadas para casar com a estética clássica italiana dos personagens, como o uso de candelabros e lustres. 

O filme é caracterizado por uma atmosfera sombria e contrastante, com o uso predominante de luzes direcionais e sombras profundas. Essa estética contribui para a sensação de um mundo decadente e opressivo.

Logo na cena inicial somos apresentados ao personagem principal, Don Corleone (Marlon Brando), que com uma postura nada convidativa, mostra um pouco de sua personalidade que veremos ao longo do filme. Na cena em questão, a luz destaca o rosto do personagem, acentuando as expressões faciais e contribuindo para a construção de sua personalidade.

01. O Iluminado (1980)

Não ironicamente, o filme “O Iluminado”, dirigido por Stanley Kubrick, se destaca por sua iluminação única. Os efeitos de luz do filme, criam uma atmosfera assustadora e angustiante, o que combina perfeitamente com a narrativa do filme.

Em uma das cenas mais famosas, que se passa em um corredor de hotel, Kubrick fez o uso de luzes vermelhas que causam um certo desconforto e mexem com as emoções do público.

Além disso, a iluminação também é utilizada para destacar a expressão facial dos personagens, especialmente de Jack Nicholson no papel principal. A luz é usada para acentuar as expressões de loucura e insanidade do personagem, contribuindo para a construção da sua persona perturbadora.

Em resumo, a iluminação é um elemento crucial na criação de um filme, permitindo que os cineastas criem atmosferas específicas e transmitam ideias e emoções por meio da luz. 

Escolher uma empresa que pense com carinho em cada detalhe de iluminação é muito importante não só para o cinema, como também para a vida real. Com um vasto catálogo de lâmpadas, luminárias e muitos outros produtos em iluminação, a Avant é o nome certo quando falamos no assunto.

Mas e aí, você já tinha reparado em como a iluminação é fundamental para o cinema?

Você pode conferir muitos outros conteúdos criativos sobre iluminação e luminotécnica nas nossas redes:

Confira também

Dúvidas Frequentes sobre Perfis

Os perfis de LED estão cada vez mais presentes em nossas vidas, oferecendo uma iluminação eficiente, versátil e moderna. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial