Como produzir uma prancha para concurso de arquitetura

AVANT PRÊMIO ILUMINA
Por Avant

Por Avant

Confira as melhores dicas para fazer uma prancha de um projeto!

O Prêmio Ilumina é uma iniciativa da Avant, com base no talento de Arquitetos e Designers brasileiros. A primeira edição conta com premiações incríveis como viagens internacionais e nacionais para Milão, Santiago do Chile e Inhotim (MG), além do reconhecimento dentre profissionais renomados da área.

Para se destacar entre tantos outros projetos e chamar atenção do júri no meio de inúmeras opções inscritas, a estruturação da prancha desempenha um dos papeis principais. Por isso preparamos esse conteúdo com dicas essenciais para construir a prancha de um projeto campeão!

Pranchas de concurso podem ser limitadas, tanto em questão de prazos, como em quantidade de imagens, desenhos e textos. Por isso quanto mais objetiva for sua prancha, melhor ela será.

Trabalhar de forma cromática, com cores e semitons auxilia na visualização das informações e destaca o que realmente importa. Use uma cartela de cores que se adeque a personalidade do seu projeto. Pois além de facilitar a visualização, também é esteticamente marcante, dando força ao visual do seu conteúdo.

Evite interrupções visuais abruptas entre o texto

É primordial que as pranchas sejam de fácil e contínua leitura. Evite textos demais e escolha bem a tipografia do seu projeto.  Pense que o conteúdo visual chama naturalmente atenção do público no geral, quem dirá de arquitetos que são profissionais que estão sempre conectados a parte estética dos projetos. Dê prioridade aos desenhos e utilize textos apenas se muito necessário.

Dica Avant:  Sua prancha deve falar por si ó, a utilização de diagramas funcionam muito bem quando se trata de transmissão de ideias, se comparado a textos muito longos

Não se distraia, menos é mais!

Entre tantas técnicas de construção de um processo projetual existe a possibilidade de um certo exagero. Mas tenha em mente a harmonização do conjunto do conteúdo. Métodos de organização do projeto e ferramentas profissionais podem te dar fluidez durante a montagem da prancha.

Atente-se aos detalhes, se mal composta, a prancha pode ser responsável pelo seu fracasso, mesmo que seu projeto tenha qualidade.

 

Como destacar a iluminação do projeto?

E por falar em qualidade, capture os melhores ângulos do projeto. Para se destacar no Prêmio Ilumina, lembre-se de deixar o produto Avant com a maior evidência possível nas imagens, pois isso será o principal item avaliado.

É importante lembrar que cada concurso tem suas diretrizes, e no Prêmio Ilumina, a planta baixa e principais vistas poderão ser apresentadas em até 6 fotos da sua preferência e em alta qualidade.

Leia o Regulamento completo aqui.

Cheque sempre todas as informações e se preciso, corrija-as. Siga as regras e envie seu projeto em um único arquivo digital no formato pdf, com 1 página tamanho A3, e no máximo com 20 MB, para evitar eventuais problemas e desclassificação.

Considerações finais

Se coloque no lugar do júri. Imagine que você nunca viu seu projeto, que existem mais uma gama de opções concorrendo ao mesmo tempo e que você precisa impressionar de primeira. É importante que tudo seja coerente, fácil e que faça sentido, filtre o mais importante e lembre-se de seguir seu gosto pessoal e suas características especificas.

 

Veja abaixo algumas pranchas vencedoras, inspire-se e boa sorte!

Inscreva-se já no 1° prêmio ilumina e não perca a oportunidade de mostrar seu talento!

Confira também

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial