Descubra qual a lâmpada ideal para cada ambiente

Picture of Por Avant

Por Avant

Inventada há mais de 130 anos por Thomas Edison, a lâmpada mudou o mundo em diversas formas e não parou de evoluir desde então. Esse pequeno objeto pode promover uma grande mudança aos ambientes e sem dúvidas fazer toda a diferença em cômodos.

Existem diversas maneiras de criar uma iluminação diferenciada para cada lugar da casa e a escolha da luz certa passa uma informação diferente para cada espaço. Por mais sutil que possa parecer esse tipo de decisão, são essas pequenas mudanças que fazem a diferença, seja de forma estética ou funcionalmente falando. A criação de cenários se inicia no projeto, pois a questão não é somente iluminar, e sim destacar itens e promover sensações coerentes com o restante do espaço.

Tudo varia de acordo com a finalidade do espaço. Já trouxemos aqui no blog Avant diversos conteúdos sobre temperatura de cor e como isso altera a atmosfera dos ambientes, veja o que nosso arquiteto parceiro André Henning diz sobre:

Agora quando o assunto são lâmpadas, talvez você não saiba tudo.
A lâmpada certa precisa ser eficiente, ter um posicionamento correto nos ambientes e a temperatura de cor adequada. Em termos gerais, recomendamos lâmpadas que possuem maior eficiência e emitem menos calor (gerando consequentemente economia de energia) e neste caso os produtos em LED são as melhores opções.

Conheça agora os tipos de lâmpadas e faça a escolha certa.

 

Filamento

Além de lindas e ótimas para decoração, o diferencial das lâmpadas de filamento é o próprio filamento exposto dentro do bulbo de vidro, fazendo com que a forma crie desenhos. Por ser mais decorativa, sua potência não costuma ser muito alta, servindo para iluminar pontos mais específicos. Podem ser ofertadas em diversos tamanhos, cores e formatos.

Lâmpada de filamento na decoração

Ela é o item decorativo queridinho quando se trata de iluminação decorativa, muito utilizada em luminárias e pendentes por exemplo. São ótimas opções para dar um toque vintage, aconchegante e suave aos ambientes.

Normalmente em tons amarelados, esse tipo de lâmpada se torna uma ótima opção atemporal para deixar os ambientes iluminados e aconchegantes.

Veja o que o arquiteto André Henning pensa sobre essa tendência

Lâmpadas de LED

Ao contrário das lâmpadas decorativas, as lâmpadas de LED são a evolução da iluminação doméstica, sendo econômicas, acessíveis e eficientes. O consumo com esse tipo de lâmpadas pode chegar em uma economia de até 80% em comparação as antigas lâmpadas incandescentes, sem falar que a vida útil desse produto é muito longa se comparada com outras lâmpadas e sua performance nos ambientes é imbatível. 

Formatos:

Lâmpada Dicróica

As lâmpadas dicróicas são revestidas por duas partículas metálicas de quartzo, daí surgiu o termo “dicróica”. Esse tipo de lâmpada possui diferentes tipos de temperatura de cor e é indicada para iluminações decorativas.

Lâmpada PAR

PAR é a abreviação do termo inglês Parabolic Aluminized Reflector, ou Refletor Parabólico de Alumínio. Estão disponíveis no mercado nos formatos 20, 30 e 38, que se referem ao ângulo que a luz faz acesa.

É extremamente necessário observar a finalidade e funcionalidade do ambiente para decidir qual lâmpada será mais adequada ao espaço.

Lâmpada Luxpin

O modelo de lâmpada luxpin é compacta e perfeita para ser utilizadas em luminárias, lustres e pendentes, sua instalação é rápida e pratica e possui uma iluminação retrô super em alta no momento.

Como você pode ver, são muitas opções! Por isso, na hora de montar um projeto luminotécnico e escolher a iluminação é importante focar na estratégia e não exagerar nos pontos de iluminação.

Algumas dicas extras:

  •  Verifique sempre se a potência da lâmpada é adequada para o seu espaço, mais nem sempre quer dizer melhor;
  • Alinhe a cor da luz com os objetivos do espaço: amarelo para descanso e branca para locais de trabalho e atenção;
  • Acerte nas opções dos pontos de iluminação.

 

E aí, gostou deste artigo? Compartilhe-o em suas redes sociais.,

LEIA TAMBÉM

Confira também

Iluminação de Paisagismo

O paisagismo vai muito além de simplesmente plantar flores e árvores em um jardim. É uma arte que busca harmonizar os elementos naturais e construídos, criando

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial