IRC em produtos de iluminação

Por Avant

Por Avant

Você sabe o que é o IRC no mundo da iluminação? Não? Vamos falar sobre isso?

Iluminar significa destacar e oferecer um ambiente harmonioso e saudável, mas ao mesmo tempo em que a iluminação pode valorizar um ambiente e os elementos que o compõem, ela também pode prejudicar e causar uma má impressão se escolhida de forma errada.

Mas aí você pergunta, como isso pode acontecer?

Isso ocorre graças a um termo chamado IRC, ou Índice de Reprodução de Cor, que é uma escala responsável por medir a visualização mais fiel da cor de um determinado objeto reproduzida por uma fonte de luz.

Muitas pessoas acreditam que a potência e o fluxo luminoso são os únicos fatores para se obter uma boa iluminação, porém, a potência descrita em watts se refere apenas ao consumo do produto, enquanto o fluxo luminoso é a quantidade de iluminação que colocamos naquele ambiente.

Voltando ao IRC, a referência usada para a determinação desta escala é a luz do Sol, em um índice percentual onde 100% representam a luz da estrela. Fontes de luz artificiais que tenham IRC acima de 70 são as mais comuns no mercado, sendo excelentes escolhas para destacar as cores dos objetos com qualidade.

Mas em quais ambientes podemos ver o diferencial de um bom IRC?

Em um supermercado, por exemplo, quando iluminamos frutas e legumes, o nível de IRC necessita ser alto, pois dessa forma os alimentos irão parecer mais frescos, com cores nítidas e vivas, nos despertando o desejo de comprá-los.

Da mesma forma ocorre num açougue, já que ao visualizarmos as carnes, a iluminação está atuando de forma direta e valorizando ainda mais as peças, deixando-as suculentas.

Já em um shopping os manequins nas vitrines são muito bem iluminados, deixando aquela roupa vermelha ou aquele sapato de couro ainda mais bonitos.

Na hora da compra, procure por lâmpadas ou luminárias que além de oferecerem uma ótima eficiência luminosa, possuam alto índice de reprodução de cor, assim você terá uma solução de iluminação que valorizará todos os detalhes do seu projeto, legal né?

Agora que você aprendeu o que é IRC e a sua importância, nunca mais vai deixar seus produtos sem vida e apagados, não é mesmo?

Assista o conteúdo desta página no vídeo abaixo:

Mais dicas como essa você confere no nosso Instagram, clique no botão abaixo!

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Leia Também

Últimas Publicações

AVANT NA CASACOR GOIÁS

Casacor 2021 Neste último sábado (28), aconteceu a inauguração da 21ª Mostra Casacor-Goiás, onde a Avant é um dos patrocinadores oficiais. Com área total de 6600m²,

Leia Mais »