Você sabe o que é uma luz fria ou luz quente e onde usá-las?
A luz quente, neutra ou fria não tem nada a ver com a temperatura em si do produto, nem quer dizer que vai esquentar ou esfriar o ambiente.
Quando usamos este termo, estamos indicando a cor da luz de um determinado produto.
Indicamos a cor emitida pela lâmpada ou luminária através da Temperatura de Cor Correlata ou TCC. É representado pela unidade de temperatura K de Kelvin.
Para chegar a esta correlação. Foi feito um experimento que aquecia um corpo de metal gradualmente, até começar a emitir luz. Durante o teste, notou-se que conforme a temperatura do metal aumentava, a luz emitida pelo corpo mudava de cor. Relacionando a temperatura do metal com a cor emitida, instituiu-se o TCC.
Na Avant, nós chamamos a luz quente de luz amarela e a luz fria de luz branca, o que na prática quer dizer a mesma coisa. “Quente” e “fria” vem da associação da tonalidade, por exemplo: Cores quentes (amarelo, vermelho, laranja, etc) e cores frias (azul, violeta, verde).
Muita gente ainda associa a cor da luz com passado. Pois as lâmpadas incandescentes e halógenas eram sempre amarelas e as compactas geralmente brancas. Com a tecnologia LED, pode-se emitir essas e muitas outras tonalidades e cores, já que se trata de um produto eletrônico.
Mas você sabe onde usar cada tipo de luz?
O tom amarelo ou quente, traz maior sensação de conforto e relaxamento. Por isso é indicado para locais onde é necessário repouso e tranquilidade como quartos, salas de jantar e estar, restaurantes e outros.
Já a luz branca ou fria, acima de 5000K, é indicada para locais que precisam de mais atenção, dinâmica e proatividade, como escritórios, fábricas, cozinhas, lavanderias, fast foods e outros.
Agora que você aprendeu o que é temperatura de cor, já sabe qual é a mais indicada para cada tipo de ambiente?