Temperatura de cor

Picture of Por Avant

Por Avant

Você sabe o que é uma luz fria ou luz quente e onde usá-las?

 

A luz quente, neutra ou fria não tem nada a ver com a temperatura em si do produto, nem quer dizer que vai esquentar ou esfriar o ambiente.

Quando usamos este termo, estamos indicando a cor da luz de um determinado produto.

Indicamos a cor emitida pela lâmpada ou luminária através da Temperatura de Cor Correlata ou TCC. É representado pela unidade de temperatura K de Kelvin.

Para chegar a esta correlação. Foi feito um experimento que aquecia um corpo de metal  gradualmente, até começar a emitir luz. Durante o teste, notou-se que conforme a temperatura do metal aumentava, a luz emitida pelo corpo mudava de cor. Relacionando a temperatura do metal com a cor emitida, instituiu-se o TCC.

Na Avant, nós chamamos a luz quente de luz amarela e a luz fria de luz branca, o que na prática quer dizer a mesma coisa. “Quente” e “fria” vem da associação da tonalidade, por exemplo: Cores quentes (amarelo, vermelho, laranja, etc) e cores frias (azul, violeta, verde).

Muita gente ainda associa a cor da luz com passado. Pois as lâmpadas incandescentes e halógenas eram sempre amarelas e as compactas geralmente brancas. Com a tecnologia LED, pode-se emitir essas e muitas outras tonalidades e cores, já que se trata de um produto eletrônico.

Mas você sabe onde usar cada tipo de luz?

O tom amarelo ou quente, traz maior sensação de conforto e relaxamento. Por isso é indicado para locais onde é necessário repouso e tranquilidade como quartos, salas de jantar e estar, restaurantes e outros.

Já a luz branca ou fria, acima de 5000K, é indicada para locais que precisam de mais atenção, dinâmica e proatividade, como escritórios, fábricas, cozinhas, lavanderias, fast foods e outros.

Agora que você aprendeu o que é temperatura de cor, já sabe qual é a mais indicada para cada tipo de ambiente?

Assista o conteúdo desta página no vídeo abaixo

Confira também

Dúvidas Frequentes sobre Perfis

Os perfis de LED estão cada vez mais presentes em nossas vidas, oferecendo uma iluminação eficiente, versátil e moderna. No entanto, muitas pessoas ainda têm dúvidas

Social media & sharing icons powered by UltimatelySocial