Temperatura de cor

Por Avant

Por Avant

Você sabe o que é uma luz fria ou luz quente e onde usá-las?

 

A luz quente, neutra ou fria não tem nada a ver com a temperatura em si do produto, nem quer dizer que vai esquentar ou esfriar o ambiente.

Quando usamos este termo, estamos indicando a cor da luz de um determinado produto.

Indicamos a cor emitida pela lâmpada ou luminária através da Temperatura de Cor Correlata ou TCC, que é representado pela unidade de temperatura K de Kelvin.

Para chegar a esta correlação, foi feito um experimento que aquecia um corpo de metal  gradualmente, até começar a emitir luz. Durante o teste, notou-se que conforme a temperatura do metal aumentava, a luz emitida pelo corpo mudava de cor. Relacionando a temperatura do metal com a cor emitida, instituiu-se o TCC.

Na Avant, nós chamamos a luz quente de luz amarela e a luz fria de luz branca, o que na prática quer dizer a mesma coisa. “Quente” e “fria” vem da associação da tonalidade, por exemplo: Cores quentes (amarelo, vermelho, laranja, etc) e cores frias (azul, violeta, verde).

Muita gente ainda associa a cor da luz com passado, pois as lâmpadas incandescentes e halógenas eram sempre amarelas e as compactas geralmente brancas. Com a tecnologia LED, pode-se emitir essas e muitas outras tonalidades e cores, já que se trata de um produto eletrônico.

Mas você sabe onde usar cada tipo de luz?

O tom amarelo ou quente, traz maior sensação de conforto e relaxamento, por isso é indicado para locais onde é necessário repouso e tranquilidade como quartos, salas de jantar e estar, restaurantes e outros.

Já a luz branca ou fria, acima de 5000K, é indicada para locais que precisam de mais atenção, dinâmica e proatividade, como escritórios, fábricas, cozinhas, lavanderias, fast foods e outros.

Agora que você aprendeu o que é temperatura de cor, já sabe qual é a mais indicada para cada tipo de ambiente?

Assista o conteúdo desta página no vídeo abaixo

COMPARTILHE:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Leia Também

Últimas Publicações

Índice de Proteção

Índice de Proteção Quando precisamos intalar um produto em áreas externas, várias perguntas surgem: qual produto escolher? Na hora da compra, ao que deve se atentar?

Leia Mais »

Prêmio ReclameAQUI 2021

Prêmio ReclameAQUI 2021 É com orgulho que anunciamos que a Avant está concorrendo ao prêmio ReclameAQUI 2021, que este ano inaugura a categoria Casa e Construção

Leia Mais »

Novo Showroom

Novo Showroom O showroom da Avant foi completamente reformulado em 2021 pensando em se tornar uma referência em questões de design e conteúdo, além de ser

Leia Mais »