Utilize melhor sua iluminação!
Quando se fala em decoração, sabemos que muitas coisas podem surgir em nossa mente: cores, eletrônicos, objetos e assim por diante. Entretanto, poucas pessoas pensam em iluminação! Esquecemos que ela tem efeito direto sobre todos esses itens citados e, se mal pensada, é capaz de prejudicar tudo.
Hoje trazemos tudo sobre como a aplicação de lustres, pendentes, arandelas e luminárias de mesa podem mudar sua decoração e a indicação de uso de cada um deles.
O termo Luminárias, no geral, abrange uma gama de produtos de iluminação, podendo ser de teto, de mesa, de coluna, lustres, pendentes, arandelas e abajures. Por isso é importante entender a composição do ambiente e como utilizar o produto de forma agradável, fazendo com que a iluminação seja uma aliada da sua decoração. Vamos começar?
- Lustres
São itens muito utilizados em salas de jantar e halls de entrada. Bastante volumosos e brilhantes, acabam ocupando grande espaço e chamando muito atenção. Certifique-se apenas de que o lustre escolhido combina com seu estilo e não destoe completamente de sua decoração.
- Pendentes
Os pendentes vieram para ficar! De inúmeros tamanhos, cores e formatos ficam harmoniosos acima de bancadas, mesas e aparadores. A luz pode ser difusa ou focal, além de serem ótimas contribuições para a estética do espaço, já que existem em diversas opções e combinações
- Arandelas
Uma grande tendência na iluminação para 2023 são as arandelas de uso interno. Elas são elegantes, charmosas e possibilitam diversas composições, além da versatilidade de aplicação. Desde versões pequenas para leitura, até para versões grandiosas e decorativas, as arandelas são itens de iluminação modernos e focais, diferentemente dos dois exemplos de iluminação acima.
- Luminárias de mesa
Também conhecidas como abajures, tem comum utilização em quartos e escrivaninhas. É um tipo de iluminação confortável e intimista, além de acabarem se tornando ótimos objetos decorativos. Podem ser feitas de diferentes materiais, com diferentes formatos e cúpulas. Aconchego, elegância, modernidade e beleza para seu ambiente.
- Lâmpadas
Não poderíamos deixar de falar sobre quais tipos de lâmpadas utilizar, né? Afinal, a iluminação vai além do produto em si. Lâmpadas de LED são campeãs de uso, entre inúmeras vantagens podemos citar principalmente a economia, além de possuírem diferentes aplicações e formatos.
Além das lâmpadas, a temperatura da luz também precisa ser trabalhada, entenda mais sobre nessa matéria. As lâmpadas em tons frios são utilizadas em ambientes que necessitam de maior foco na atividade, como escritórios e cozinhas. Já os tons mais quentes desempenham bem em lugares mais intimistas, como salas de estar e quartos.
Como já sabemos, a iluminação pode trabalhar contra ou ao favor da sua decoração, basta escolher os produtos certos e aplicá-los da maneira correta.